Coaching! Por que se PERMITIR este presente?
O processo de Coaching lhe proporciona despertar e potencializar seus conhecimentos, habilidades e atitudes imprescindíveis à conquista de objetivos pessoais, profissionais e organizacionais.
E COMO o Coaching, lhe garante esta conquista?
Utiliza do AUTOCONHECIMENTO como alicerce e também ferramenta de desenvolvimento humano, por meio de técnicas comportamentais que propiciam o protagonismo do indivíduo, aumento de consciência quanto a suas condições atuais – Onde ESTOU? e consequente construção de sua trajetória de sucesso – OBJETIVOS.
O Coaching integra autoconhecimento, ressignificação de situações/conteúdos bloqueadores e sabotadores, estimula conteúdos que potencializam os pontos fortes na conquista de resultados sólidos e desejados pelo coachee ou organização contratante.
Desta forma, promove a construção de caminhos (trajetória), com vistas ao desenvolvimento necessário para que o coachee possa alcançar o objetivo esperado, de forma mais rápida, sustentável e permanente.
Segundo Scoth Blanchard e Madeleine Homan, autores do Best seller Alavanque seu Potencial, podemos estruturar o processo de Coaching em 3 etapas distintas e interdependentes, onde Coach (Treinador) e Coachee (Cliente) exercem papéis definidos rumo ao alcance do estado desejado pelo coachee.
Autoaceitação Radical: Nesta etapa Coachee (cliente) conscientiza-se e apropria-se da sua direta RESPONSABILIDADE, para com a situação atual e a futura (Estado DESEJADO) e o com apoio incondicional e imparcial do Coach, constroem uma poderosa aliança rumo ao crescimento e desenvolvimento de novos comportamentos.
Definição de OBJETIVO: Coach apoia o Coachee no processo de autoconhecimento, “Quem Sou” e o que pretendo transformar em mim, ou seja, “Quero Ser” nessa etapa o Coach promove situações que ao Coachee identificar a sua meta estratégica e as metas de competência necessárias para atingí-la.
Mudança Comportamental: nessa fase o Coachee é preparado para criar e manter os novos hábitos adquiridos entre as etapas 1 E 2, diga-se de passagem IMPRESCINDÍVEIS à análise e compreensão de situações futuras onde será necessário exercer comportamentos que garantam uma performance superior em relação ao seu passado.
A ALTA PERFORMANCE a que nos referimos, só é possível
por meio do desenvolvimento de uma postura do Coachee
de autoresponsabilização, estruturada com seu compromisso
legítimo com seus objetivos e que serão conquistados e
mantidos através da disponibilidade para aprender,
disciplina para execução das tarefas, foco na melhoria
contínua e desprendimento em relação ao passado.
O Coaching visa extrair o melhor de cada individuo, neste
processo o papel do Coach é fazer emergir do Coachee a
melhor pessoa que ele pode SER e a melhor performance
que ele pode EXERCER!